Any Questions? Call Us: 1-223-355-2214

Patrocínio esportivo: Qual a melhor maneira de conseguir um?

Conseguir um patrocínio esportivo está cada vez mais difícil hoje em dia. Muitas vezes isto ocorre devido à crise do país, aos limites que existem para formalizá-lo, burocracia, falta de interesse, entre outros.

Geralmente atletas buscam patrocínio para suas competições, para ajudar a pagar os treinos, as viagens, alimentação especializada, tratamentos médicos, suplementos, entre outras necessidades. Mas qual a melhor maneira de conseguir um patrocínio esportivo? Vejamos no decorrer do artigo.

Por que conseguir um patrocínio esportivo?

Para um atleta manter sua rotina não é nada fácil. É necessário além dos treinos, uma situação financeira adequada para uniformes, acompanhamento médico e nutricional, dinheiro para competições e viagens, entre outras necessidades.

Mas nem todos os que possuem talento para os esportes, tem condições de manter essa programação à risca, devido às condições financeiras. Assim, a melhor forma de poder se dedicar ao sonho de ser um atleta reconhecido, é buscar uma ajuda – um patrocínio.

Um atleta deve ter também roupas e calçados adequados para a prática do esporte, dependendo deste, o que pode também ser dispendioso. Assim, eles devem procurar empresas para unir forças.

Sabemos que o esporte é um tipo de marketing muito forte para as marcas, um evento esportivo ou um atleta individual pode trazer uma publicidade muito positiva e significativa para as empresas que os patrocinam, havendo ganhos para ambos os lados. Desta forma, é importante um patrocínio esportivo tanto para a empresa, quanto para o patrocinado.

Patrocínio esportivo: onde conseguir um?

Para atletas realmente interessados em ter um patrocínio esportivo, é preciso ir à luta. Não adianta esperar que alguém veja o seu talento, é preciso mostrá-lo, ir atrás do que você deseja, até que um dia você possa ser reconhecido, então aí sim, eles virão atrás de você. Até lá, é preciso ir buscar o patrocínio, e você pode fazer isto da seguinte forma:

Crie seu currículo

Tenha dados, fotos, vídeos ou outros sobre campeonatos que você já participou e venceu, mostre seus prêmios, medalhas, entrevistas, seja em jornais, rádio ou TV, mostre que você é realmente um atleta e que leva o esporte à sério. Procure plataformas onde você possa deixar seu perfil à exposição para internautas, que entre elas estarão as marcas interessadas.

Procure as empresas certas

Não perca tempo com empresas que não tenham nada ou muito a ver com o esporte que você pratica. Estas dificilmente entenderão o seu propósito e não o patrocinarão. Busque empresas cujos negócios sejam similares ao que você pratica como esporte, assim você estará indo direto ao alvo e economizará tempo.

Procure por empresas que dão apoio a atletas, muitas vezes elas informam isso em suas publicidades, e faça parcerias com elas, pois estas podem lhe ajudar com viagens, alimentação suplementar, roupas, etc.

Mostre o que a empresa irá ganhar ao patrociná-lo

Tenha projetos sérios que mostrem como a empresa poderá se beneficiar de patrociná-lo. Procure por empresas de Marketing Esportivo que o possam auxiliar a fazer uma intermediação. Existem muitas que podem fazer uma ponte entre atletas e empresas.

Mostre suas atividades

Tenha uma agenda e mostre-as aos empresários sobre suas atividades, os campeonatos que você fará parte, os eventos, como estes irão aparecer na mídia. Isto pode interessar às empresas e poderá aumentar o interesse delas em patrocinar você.

Tenha uma boa exposição

Como diz o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. Os atletas para serem reconhecidos, tanto pelo público, quanto por empresas patrocinadoras, precisam mostrar o que fazem. Assim, exponha-se nas competições, procure visibilidade nas mídias, participe de eventos, esteja nas redes sociais e utilize-as para seu trabalho nos esportes.

Dedique-se e procure sempre ganhar

Isto é algo que pode chamar a atenção de patrocinadores. Ter um excelente desempenho nas competições, ganhando sempre que possível, pode aumentar suas chances de ter um contrato com elas, o que consequentemente, o ajudará a conquistar a atenção de equipes grandes.

Cuide de sua imagem

Mesmo que você ainda não seja um atleta conhecido ou famoso, cuidar da imagem pessoal é importante desde já. Evite polêmicas e sempre demonstre profissionalismo.

Tenha um público e seja querido por eles

As redes sociais são excelentes formas de conseguir agregar um grande público. Por isso, mantenha-as sempre atualizadas e tenha atenção às postagens, sempre mostrando ser uma pessoa positiva. Hoje em dia, as marcas estão inseridas nas redes sociais e podem estar de olho em você. As empresas sempre buscam por pessoas que possuem um grande número de seguidores antes de fechar negócio.

Seja comprometido com as empresas

Depois de conseguir o patrocínio, seja comprometido com as empresas que acreditaram em você. É importante sempre seguir o que estabelece os contratos, sem falta. Assim, se ficou combinado com você de fazer algo, não falhe, pois se você descumprir sempre os acordos, pode ser bastante ruim para os seus patrocinadores e poderá arranhar a sua imagem.

Não descarte pequenas oportunidades

Mesmo que seu objetivo seja grandes empresas ou contratos lucrativos, não descarte o que vem até você, pois vale a pena fazer parcerias também com empresas pequenas. Estas muitas vezes podem oferecer permuta, ou seja, você poderá sempre ganhar algo em troca de divulgação nas suas redes sociais.

Procure agências de marketing esportivo

Muitas vezes pode acontecer de um atleta não encontrar por si mesmo patrocinadores, e por mais que se tenha paixão pelo que faz, se não obtiver retorno financeiro, será forçado a mudar ou a deixar de lado o esporte, pois não é só de paixão e amor pelo que se faz que coloca comida na mesa, não é mesmo?

Desta forma, pode ser interessante antes de desistir de seu sonho, procurar por uma agência de marketing esportivo, pois estas são importantes para cuidar de todo o processo de cuidados com a imagem do atleta, de criar estratégias para o aumento da visibilidade, fazer um trabalho engajado de social media e também de conseguir patrocinadores. Seu trabalho muitas vezes também inclui a intermediação de contratos.

Assim, com estas dicas e orientações, você poderá ser bem sucedido na sua busca por patrocínio para poder seguir com o seu sonho de ser um atleta reconhecido no que você faz.

Quer saber mais como você pode conseguir um patrocínio esportivo? Então cadastre-se em nossa plataforma e obtenha mais detalhes.

Fonte:

https://netshow.me/blog/como-conseguir-patrocinio-esportivo/

https://horadotreino.com.br/como-conseguir-um-patrocinio/

https://mvpsports.com.br/patrocinio-esportivo/

About the Author

By admin / Administrator, bbp_keymaster on fev 08, 2019